Livro

PROFESSOR COM PRAZER! VIVÊNCIA E CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA. Por Fernando Lima (*)

Há inúmeros estudiosos na educação que lançam livros anualmente buscando responder, ou procurando elucidar várias questões com relação a problemas da educação moderna. A obra Professor com prazer! Vivência e convivência na sala de aula, escrita pelo Professor Leunam Gomes vem tentar responder por meio de sugestões práticas inúmeras indagações que eclodem a partir das diversas situações que tomam conta do trabalho docente nos espaços educacionais.

            O grande diferencial dessa obra é, não só agregar experiência profissional a prática educacional, como também trazer à luz do pensamento novas indagações que motivem o profissional da educação a refletir e planejar mais efetivamente o trabalho docente em sala de aula.

            Destaco os 25 passos que conduzem todos os profissionais da educação a verem e transformarem a “sala de aula: o saber com prazer, o “roteiro para os primeiros dias de aula” e ainda as “equipes de funções” como parte da obra que tenho utilizado no meu cotidiano profissional, nas diversas turmas que tenho passado, o que tem propiciado um sucesso que vale a pena conhecer e vivenciar. São práticas que podem ser utilizadas em qualquer turma, de qualquer modalidade do ensino, apenas fazendo as adaptações necessárias a partir das especificidades de cada uma.

            Em meio às intempéries da educação, há pessoas, a exemplo do Professor Leunam Gomes que nos instiga a continuar acreditando que é sempre possível transformar. O professor é o agente transformador e é no trabalho diferenciado da sala de aula que o sucesso da prática docente se revela e se solidifica. Já dizia o poeta Bertold Brecht não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, […] nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar.

Professor Fernando Lima é de Poranga, Coordenador da Assistência Social do município. Um dos mais requisitados professores da região por adotar a metodologia da Educação Biocêntrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *