Verônica Filizola Salmito Soares: A criatividade é resultado de seu compromisso.

A propósito de nossa coluna PRIMEIRO PLANO, publicada neste site, ontem, recebi um relato que ratifica tudo que ali está escrito. Destacávamos a importância da inovação, da criatividade, na sala de aula. Isto resulta do compromisso que o Professor tiver com o seu trabalho.

Neste período em que os alunos estão tendo aulas suplementares, à distância, a criatividade se torna mais necessária. Especialmente, recordando-se que as lembranças do telensino generalizado, no Ceará não são as melhores. Em Guaraciaba do Norte, em 1994/95, realizamos uma experiência sui generis de ensino com o apoio da TV que deu excelentes resultados.

O Depoimento da Professora Verônica Filizola Salmito. Soares, Pedagoga, com especialização em Psicopedagogia Clinica. Trabalha na Escola JOÃO PAULO I, no bairro JOÃO XXIII, em Fortaleza. A  Diretora é ALICELUCIA PINHEIRO e as Coordenadoras Pedagógicas são: DO 2° ANO AO 5° ANO FUNDAMENTAL:  MARUZA BEZERRA e a COORDENADORA DO INFANTIL AO 1° ANO : LUCIANA ARAÚJO.

Professora VERôNICA FILIZOLA SALMITO SOARES

“Graças a Deus, consegui muitos resultados positivos adotando uma Metodologia em que é valorizada a participação dos alunos. Eles se sentem felizes em construir a aprendizagem.

Este mês de abril foi de muito aprendizado e novas metodologias.

Trabalhando no que chamamos “SALINHA VIRTUAL”, meus alunos, pouco a pouco, estão se chegando a esta realidade, apesar de todas as dificuldades. Há celulares que possuam WhatsApp. Você precisa ver.!!

Trabalhamos a semana toda, sendo dois dias em planejamento com nossas coordenadoras e 3 dias com alunos.

Tenho 3 salas de aula: 1° ANO, 2° ANO e 5°ANO do Ensino Fundamental

Um dia para cada sala (grupo de estudo) para enviar as atividades

E, no dia seguinte, fazemos as devidas correções. Procuro mantê-los atuantes. Pergunto, peço para que cada um leia, explicar o que leu, responder os questionamentos

Eles mostram as fotos das atividades, faço print, corrijo e reenvio as atividades corrigidas. Está dando muito certo. Na escola, todos aderiram à essa minha metodologia. A participação das crianças é fator primordial para o ensino-aprendizagem, agora à distância.

Está dando muito certo, embora participem ainda a metade dos alunos.  Como falei: dificuldades de acesso à celulares. Estou muito feliz!!  

Hoje, feriado, as Salinhas virtuais ficaram fechadas para envio de mensagens dos alunos. Eu preparei para cada turma das minhas turmas um pequeno vídeo de agradecimento por estarem comigo neste mês de abril. Eles adoraram!  É uma maneira de aguçar o interesse dos alunos que ainda não estão participando. Acho que vou conseguir meu objetivo.  Procuro colocar amor em tudo que faço. Graças a Deus está dando certo…!! Como diz nisso Patrono da Educação, Paulo Freire ” NAO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR”. E eu amo ensinar, educar os meus aprendentes.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *