MAMÃE FAZ 100 ANOS (quase)

Spread the love

Neste 27 de Julho de 2020 MARIA DE LOURDES MIRANDA DE ALBUQUERQUE (D. Lourdes), de Fortaleza CE, chega aos 98 anos podendo dizer como @s [email protected] épicos: VIM E VENCI. Texto de Mário Albuquerque

Nascida em Chaval, extremo norte do Ceará, conheceu aquele que viria ser seu marido e pai de seus 4 filhos e 5 filhas, [email protected] [email protected], Mário Albuquerque, na cidade de Camocim, durante a segunda guerra mundial, funcionário da extinta Panair do Brasil e militante do PCB.

Professora e funcionária pública federal aposentada, enfrentou, com a bravura própria das mães, os tempos ásperos da ditadura civil-militar de 1964, que prendeu 03 de seus filhos e 01 filha e duas noras, a que se somaram exílio e banimento, além da demissão branca do marido e a ameaça constante de prisão de [email protected] [email protected] Teve o lar invadido inúmeras vezes, mas nunca se dobrou. Sua residência serviu de embaixada para acolher e esconder perseguidos políticos.

Participou desde a primeira hora da luta pela anistia política, integrando o MFPA-CE, participação que se estendeu à luta sindical e popular e pela reconquista do Estado Democrático de Direito em nosso país.

Hoje aposentada, aos 98 anos, mantém-se ativa e ligada aos acontecimentos, se atualizando com a leitura diária de jornais, a que soma o uso do telefone fixo e do celular, potencializado com o fone de ouvido, além da atividade laboral na confecção de bonecas e outros objetos artesanais, com que ela presenteia amigos e amigas. As fotos são testemunhos disso.

Nossa mãe é uma guerreira vitoriosa.

Pedro, Nádja, Mário, Niedja, Célio, Neidja, Nadedja, Wilson e Joana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *