NA SALA DE AULA: Uma nova metodologia de pesquisa

As aulas da disciplina Literatura Cearense, ministradas pelo professor Leunam Gomes, no Curso de Letras, da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, suscitaram experiências bastante significativas, no âmbito do conhecimento literário, produzido em território cearense.

Professora Guida Pontes

Durante o semestre letivo pude compreender melhor a sistemática do ensino organizado pelo referido Professor, que privilegiou os alunos com momentos de pesquisa acerca dos escritores oriundos das mais variadas regiões cearenses. Durante as atividades executadas nas aulas, aconteceram inúmeros relatos dos estudantes sobre a produção escrita de autores cearenses, renomados ou em ascensão, naquele período. Diante disso, posso asseverar que a disciplina foi proveitosa. Possibilitou uma nova metodologia de pesquisa diversificada sobre a literatura produzida na terra de José Alencar.

      O trabalho realizado pelo professor Leunam Gomes proporcionou a seus alunos a realização de estudos sobre a historiografia literária cearense, que foram ampliados nos relatos sobre os autores de suas respectivas localidades. Mais do que uma estratégia didática, a metodologia de ensino pluralizou o currículo da disciplina, mostrando-me novas abordagens de estudos que dialogaram com a tradição e modernidade na literatura cearense.

        Portanto, posso dizer que esta experiência sintomática me motivou a buscar possibilidades de discutir, com meus futuros alunos, os mais variados assuntos na literatura, sem esquecer a relação entre historiografia, produção escrita atualizada e textos literários.

Texto de Margarida Timbó Pontes, de Ipueiras, ex aluna de  Letras da UVA, Doutora em Literatura Comparada, pela UFC, onde já é Professora Tutora do Instituto UFC/Virtual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *