No magistério superior com alto índice de aceitação – Texto de Jacinta Bezerra

Minha primeira experiência como professora na graduação foi um grande desafio. Mas um desafio maravilhoso. Ficava imaginando como seria a turma? Se eles iriam aprender com minha didática? Em razão disso, procurei orientações do professor Leunam Gomes e suas sugestões foram de fundamental importância para o meu êxito em sala de aula.

Professora JACINTA BEZERRA

No primeiro dia de aula, pedi para que os alunos organizassem a sala em formato de círculo para que pudessem ver todos os colegas. Aquela já foi uma grande inovação para eles. Depois de uma pequena introdução, propus que, organizados em pequenos grupos, refletissem sobre algumas questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de História. Foi surpreendente. Eles falavam o que sabiam e aprendiam com os colegas. Depois, cada grupo expos suas conclusões que foram comentadas e complementadas pelos participantes dos demais grupos. Aquilo era inédito para eles.

Lançamos algumas atividades práticas para cada grupo. Exemplo: pesquisar e trazer para a sala de aula charges, músicas sobre Ditadura Militar, quadros históricos, tais como, da Primeira Missa no Brasil, Tiradentes e outros. O grupo deveria apresentar e analisar cada documento histórico e seu contexto. O resultado foi vaslioso.

Também por sugestão do professor Leunam, procuramos sempre associar o conteúdo à realidade dos alunos e promovemos uma exposição de objetos antigos na sala de aula. Cada aluno trouxe de sua casa um objeto para explicar sua importância histórica para a turma.

Outra experiência de grande valia, foi a realização de um Seminário sobre a história local. Os alunos se organizaram de acordo com os seus municípios de origem: Croatá, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Reriutaba e São Benedito. No dia da apresentação do seminário os alunos me surpreenderam e se surpreenderam. Realizaram exposições de fotos antigas, mostraram vídeos de como era a cidade antes e como está atualmente, realizaram uma exposição sobre o que se destacava mais em sua cidade: Houve exposição de artesanatos, culinária, flores, livros sobre a história local, entre outros.

Para finalizar a disciplina, fomos para uma aula em campo, na cidade de Viçosa do Ceará; o objetivo maior explorar o Centro Histórico da cidade. No final, os alunos avaliaram as aulas como excelentes, pois não foram monótonas, mas dinâmicas, participativas, diferenciadas.

Portanto, todas as orientações do professor Leunam contribuíram, de modo significativo, para o desenvolvimento de cada aula; o objetivo maior em todas as aulas era a participação dos alunos. Para mim, foi muito gratificante estrear no ensino superior com alto grau de aceitação.  

JACINTA BEZERRA é graduada em História com Especialização em Metodologias do Ensino de História e Geografia, Professora em Lagoa da Cruz, Croatá e                                                                                               na Escola Deputado Manoel Rodrigues, de Amanaiara, distrito de Reriutaba -Ceará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *