Comissão Especial de Anistia analisou requerimentos de indenização

Na última quarta-feira, 2 de dezembro, os novos componentes da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou, nomeados pelo Governador Camilo Santana reuniram-se para avaliar  Processos de Requerimento de indenizações pelos danos causados pela ditadura, no Estado do Ceará.

Reunião dos Conselheiros da Comissão Especial de Anistia WANDA SIDOU

A reunião aconteceu no auditório da Casa dos Conselhos da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, com a participação dos Conselheiros: FRANCISCO LEUNAM GOMES – Presidente, MÁRCIO DE SOUSA PORTO, representante da Secretaria de Cultura; LEILIANE DOS SANTOS SILVA, Conselheira- titular, representante da Casa Civil; KENNEDY REIAL LINHARES, Conselheiro-titular, representante da OAB-Ce; RICARDO MARIA NOBRE OTHON SIDOU – Conselheiro-titular, representante do CREMEC; FÁTIMA MARIA LEITÃO  ARAÚJO – Conselheira-titular, representante da UECE e FRANCISCO  ANDERSON CARVALHO DE LIMA – Conselheiro titular, representante do Conselho Regional de Psicologia -RP 11 – Ce. Secretário Executivo: Célio Miranda de Albuquerque.

Todas as medidas de segurança foram adotadas para a reunião presencial em que também estiveram presentes familiares e representantes dos autores dos Requerimentos. Demais representantes e convidados tiveram acesso ao local da reunião quando era feito, formalmente, o pedido de desculpas, pelo Estado.

A reunião teve inicio às 14,30 e prolongou-se até às 19 horas para que todos os requerimentos, distribuídos para análise e Parecer dos Conselheiros fossem apreciados e votados, seguindo os procedimentos estabelecidos pelo Regimento Interno da Comissão. Dos 13 Requerimentos, apenas um não foi apresentado, em virtude da ausência do Conselheiro responsável pela apreciação e emissão de Parecer.

Após a apresentação de cada Parecer, tendo sido aprovado pelos Conselheiros, o beneficiário ou seus representantes e convidados eram chamados ao recinto para que, na presença de todos, um dos Conselheiros, autorizado pelo Presidente da Comissão de Anistia Wanda Sidou, em nome do Estado, fizesse, formalmente, um pedido de desculpas pelos danos que lhe foram causados pela ditadura, no Ceará. Alguns dos presentes não contiveram as lágrimas naquele momento emocionante e tão, ansiosamente, esperado. 

Momento mais emocionante: Pedido de desculpas do Estado, representado por Conselheiros, pelos danos causados pela ditadura

PROCESSOS DEFERIDOS:

Raimundo Nonato Teixeira; Lylia da Silva Guedes Galleti; Carlos Costa Jatahy;

Maria Nadja Leite Oliveira; José Eudes Freire Norões; Maria Daciane Lycarião Barreto;

José Arruda Lopes; Rafael Cordeiro de Sousa; José Gentil Lopes; Carlos Thmosekhenko de Sales; Amadeu Alves de Lima e Nilo Rodrigues da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *