AULAS QUE DEIXARAM MARCAS

Spread the love

A nossa experiência com a disciplina LITERATURA CEARENSE, na Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, foi muito marcante. Para mim, como Professor e para o grupo de alunos.

Adotamos uma Metodologia que privilegiava a participação e o conhecimento dos alunos, oriundos de vários municípios da região norte do Ceará. Vinham diariamente e retornavam após as aulas. Todos tinham trabalhos no dia seguinte.

O envolvimento do conteúdo da disciplina com a realidade de cada aluno em suas comunidades os fez descobrir muitos valores locais. É o que dizem em seus testemunhos.

O depoimento de LUCIANA LINHARES, de Camocim – Ce.

Muitas eram as descobertas. Uns mais, outros menos, mas todos tinham algo a dizer, como nos confirma Luciana Linhares, de Camocim, hoje já exercendo o magistério: “Falar das aulas de Literatura Cearense hoje é voltar aos bons tempos de faculdade. Durante os seis meses da disciplina ministrada pelo prof. Leunam, nós alunos descobrimos a importância da literatura em nossos municípios. De valorizar o que é nosso e de mostrar para os outros municípios ou estados que também temos escritores espetaculares e que também fazemos parte da literatura cearense. Movida por essa importância, durante as aulas de Literatura Cearense levei o autor, Raimundo Sotero, grande poeta cearense que mora em Camocim. Foi um momento especial e de muito conhecimento.”. 

VANESSA NOBRE, de Forquilha – Ce. Hoje Professora e Psicóloga

Vanessa Nobre destaca as descobertas que fez: “Confesso que até então não dava a devida importância à literatura local. A carga horária da disciplina era reduzida e o tempo, muito corrido. Mas ao mergulhar no universo da Literatura Cearense (Mais tarde pude reforçar nas aulas de Tópicos Especiais) foi uma experiência única. Ver o Ceará como berço de grandes escritores que contribuíram com nossa cultura, bem como conhecer melhor os autores e as obras através de aulas dinâmicas foi muito proveitoso para minha vivência acadêmica, além de contribuir para meu crescimento como profissional e ser humano”.


Vanessa Nobre, de Forquilha – Ceará, Graduada em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação pela rede municipal da cidade de Sobral-CE.

MAYUME PASSOS LOPES, de Reriutaba, hoje Gestora Escolar, em Fortaleza.

Mayume Passos Lopes, de Reriutaba, hoje Especialista em Gestão e Coordenação Escolar – Coordenadora Pedagógica da EEEP Comendador Miguel Gurgel, em Fortaleza: “Aulas do professor Leunam, um treino para a vida! Recordo-me, com imensa alegria, do significado de trabalhar no coletivo, do valor existente nas relações e das valiosas lições de humildade. Um conhecimento que ultrapassou as quatro paredes e que nos proporcionou ser profissionais mais humanos, mais empáticos e, consequentemente, melhores. Foram momentos em que, por meio do lúdico, exercitamos a epistemologia da prática, tudo de uma forma tão intensa, que naturalmente mergulhávamos nas profundezas do nosso íntimo…” 

Estes depoimentos, estão no nosso livro PROFESSOR COM PRAZER e estão sendo compartilhados aqui para que todos os Professores percebam que podem fazer diferente em suas salas de aula. Basta saber envolver os alunos. Desde o Ensino Fundamental até a pós graduação. Já fiz e sempre deu certo. É questão de saber ousar e sair da rotina. Não pode ser de qualquer jeito. É preciso ter uma fundamentação. Os alunos precisam perceber a segurança do Professor quando adota uma forma diferente de conduzir a sala de aula. Não é fazer por fazer. Inovar por inovar, mas ter consciência do alcance de sua metodologia. Estude, planeje, experimente e que dará certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *