EDUCAÇÃO É MUDANÇA: REPENSO, REFAÇO E RECOMEÇO

Com o grande sucesso da Jornada Pedagógica 2021 “Educação é Mudança! Repenso,

Refaço, Recomeço”, temos o desafio de colocar em prática tudo aquilo que foi vislumbrado

através das palestras, oficinas e reflexões dialogadas, sem esquecer que ainda estamos no

contexto pandêmico.

PROFESSOR FERNANDO LIMA, de Poranga – Ceará

São perceptíveis as inúmeras dificuldades que se manifestam em nosso meio, para a efetivação do trabalho. Podemos destacar:

  • >a relutância de alguns dos nossos colaboradores em fazer seu trabalho,
  • >cumprir a hora/atividade,
  •  >unir-se à equipe para que as ações aconteçam.

Mas, é neste momento que somos oportunizados a agir como líderes, analisando e propondo saídas para a superação dos obstáculos.

  • >Estudos dirigidos,
  • >Reflexões dialogadas, após estudos de textos nos planejamentos semanais,
  • >Dinâmicas de grupos que propiciem tomadas de consciência quanto à importância do  trabalho de cada indivíduo na consolidação dos objetivos do grupo,
  • >Diálogos particularizados com aqueles que insistem em não contribuir para o bom andamento do que se está sendo proposto.

São maneiras de romper com comportamentos que nada contribuem para a superação de dificuldades. Afinal, em meio à pandemia, inúmeras dificuldades para o fazer pedagógico e demais serviços, não faltam. E será imprescindível que cada profissional, seja dos serviços gerais, seja vigia ou professor, se sinta responsabilizado a agir, alimentando o sentimento de pertencimento, pois tal sentimento no trabalho faz com que os colaboradores estejam mais integrados às suas atividades e, consequentemente, no alcance dos resultados.

Fernando Lima com a equipe da Escola de Ensino Fundamental JOAQUIM ANTONIO FILHO

Em nenhum outro momento da história, fomos tão necessários. Não percamos a oportunidade de contribuir e crescer, como ser humano, como profissional, como aquele que pode fazer a diferença onde quer que esteja.

Lembremo-nos que estar integrado a uma cultura de pertencimento organizacional também é uma maneira de encontrar um propósito no trabalho e ter uma maior realização profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *