Sebastião Cézar A. Vale: O VELHO SEMINÁRIO

Spread the love
SEBASTIÃO CÉSAR AGUIAR VALE, de Crateús – Ce.  Na Betânia (Sobral) de1953 a 1956 

  Vetusto casarão! Oh! Seminário,                                                                  Sempre vívida em mim, tua presença

Guarda os ossos de minha Fé e Crença

Que sepultei aí no teu sacrário.

Passos dúbios da minha adolescência

Palmilham do teu chão o santuário:

Inda pedem Latim e Dicionário

Para construir seu mundo de sapiência…

Oh! Devolve à minha alma o teu conforto,

Porque o passado em mim, já quase morto,

Só vive de chorar tua saudade.

Deixa o meu pó voltar à Natureza

E recolhido à urna da Tristeza

Viver contigo pela Eternidade.

 SEBASTIÃO CÉSAR AGUIAR VALE  Meu tempo de seminário foi de 1953 a 1956. Fui colega de José Teodoro Soares, José Vitorino, Benes Alencar Sales (ex-padre ou padre casado), dentre outros. Fui contemporâneo de Francisco Silveira de Souza, Feliciano de Carvalho e de Hélder Mesquita e de muitos outros, inclusive do monsenhor Gonçalo Pinho, pároco da Sé Catedral de Sobral.

            Fiz este soneto, que ora envio como colaboração ao LIVRO DA BETÂNIA, que o Leunam está compondo, em belíssima iniciativa, para perpetuar a memória do Seminário São José de Sobral.

            Fui aluno dos padres Osvaldo Chaves, Austregésilo, Edson Frota, Marconi Montezuma, João Mendes Lyra e Arnóbio. Não fui aluno de padre Gerardo Gomes nem de padre Edmilson Cruz. O reitor, à época, era o padre Sabino Loyola.

            Jornalista-editor da Gazeta do Centro-Oeste, formado pela UFC em grau polivalente, em 1970. A Gazeta tem sede em Crateús, onde eu nasci e tem periodicidade quinzenal. Fundada em 1997, foi adquirida por mim em 2001. Os Betanistas do meu tempo, como os demais colegas e contemporâneos não irão acreditar que faço este jornal sozinho. Conto apenas, com alguns colaboradores que escrevem, com uma secretária que coordena as matérias e com um diagramador em Fortaleza, que comigo compõe o jornal antes de ser impresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *