Divulgar este livro é ato obrigatório: PROFESSOR COM PRAZER

Spread the love

Formei o hábito de sempre comentar as obras especiais que recebo. Considero que essa é a paga que mais gratifica o autor quando publica o seu livro.

Acabo de ler, de Leunam Gomes, o livro PROFESSOR COM PRAZER – Vivência e Convivência na Sala de Aula, Sobral, Edições UVA, 2015, 214 p. 2ª ed. Ao fim de cuidadosa empreitada, pois o livro é pluritemático e sua leitura instigante, a opinião que formei é a de que estou diante de um livro essencial, uma obra necessária, um documento positivo, um trabalho inspirador.

Professor/Mestre MODESTO SIEBRA COELHO, de João Pessoa – PB

(A lamentar, o fato de que eu só o tenha conhecido quando o Programa Especial de Formação de Professores em Nível Superior, do qual participei nos últimos 20 anos, já estivesse em fase de encerramento, o que ocorreu em janeiro de 2019. A grande chance de explorar a obra e seu autor em sala de aula paraibana, numa experimentação formadora incomum, teria sido extraordinária).

Caracterizo-o, também, como livro com selo de pertença, concebido por quem é professor, para quem é professor, e para quem pretende se ocupar da arte de ensinar. Pertence a todos que optaram ou venham a optar pelo ofício de ensinar-educar; a todos a quem encantam a magia da aula, a vivência da atividade docente; a busca do conhecimento e a valorização e interação com o aluno, por melhores níveis de aprendizagem.

Enfim, um livro para educandos e educadores … e para quem mais o descobrir… para quem o acessar pelas redes eletrônicas.

Meus aplausos fraternos pela originalíssima idealização do livro, desde o título à escolha e atualidade dos assuntos tratados; pelas referências e fundamentações em Freire(1921-1997: p. 105-116 et alii); pela pertinência das leituras, títulos e autores recomendados ao final do livro (p. 213-214 et alii); pelas inferências e formas de abordagem com o condão de motivar, orientar, induzir à reflexão e às novas práticas, em tempos tão fluídos e de contradições intensas.

Alegra-me afirmar que não se trata de um livro para se ler, apenas. A meu modo de ver, PROFESSOR COM PRAZER – Vivência e Convivência na Sala de Aula é livro para se analisar, interpretar e refletir sobre; um livro queestimula a interação professor/aluno e suscita mudanças de comportamento. Diria que em tempos de tecnologias novas e avanços em educação, este livro é escopo para todas essas atitudes.

Livro essencial porque questiona metodologias, práticas, instrumentais e assuntos que não têm mais ressonância no aluno e na sala de aula, indicando que é hora de olhar as coisas por outros ângulos, avaliar, mudar para melhorar, inovar com consistência, chegar a melhores resultados.Livro essencial porque estimula a que se foque no desenvolvimento de uma consciência social indispensável à construção e à prática da cidadania.

Obra necessária porque convida à participação, reforça a interação educador / educando, instala vivência e convivência como instrumento de elaboração do conhecimento e via para a aprendizagem efetiva e produtiva. Obra necessária porque se ocupa com o concreto, com o real de sujeito (s) e objeto (s) do ensino-aprendizagem; por que trata de questões do dia a dia que podem revolucionar a sala de aula e as atitudes de professor (es) e aluno (s).

Documento positivo porque faz a crítica e não a condenação. Porque trata de temas adversos como a terceirização do plágio, o interior não é inferior, o data show: usos e abusos na sala de aula, a escola e as “escolhinhas” e outros, com a espontaneidade que a Educação sugere e com o prazer de quem se propõe a educar. Documento positivo porque coloca a sala de aula como lugar sagrado e central da escola, onde as aproximações e inter-relações abrem espaço para a comunicação e, consequentemente, para melhores resultados em ensino.

Trabalho inspirador porque os que vierem a conhecê-lo, com prazer e atitude, não resistirão ao vírus da criatividade, mudança, experiências e vivências novas e transformadoras, depois do percurso pelo livro. Trabalho inspirador porque desenvolve a percepção de que o bom humor pode estar de braços dados com o processo educativo de forma fecunda. É trabalho inspirador porque se funda em metodologia participativa que pode transitar, sem barreiras,na aula presencial ou virtual, em sala de aula física ou na tela do computador, tablet ou smarthphone, como simples resultado de mudança de atitude e de comportamento.

Pelos depoimentos e comentários de alunos, professores e especialistas, trazidos a esta 2ª edição, após exitoso ensaio de aceitação que foi a 1ª Edição em 2018, se ratifica quão importante esta obra vem se tornando para a informação e atuação do professor.

A simplicidade do livro espanta. O leitor penetra na obra de maneira fácil. A linguagem é quase coloquial. Os temas são familiares e atuais mais se assemelhando a trabalho conjunto de construção professor / aluno e são conduzidos com tanta espontaneidade que até parece que se está em sala de aula, em uma roda de alunos, como inspira a foto de capa, iniciando um diálogo ou a discussão de algo que foi levantado.

Assim, considero que divulgar este livro é ato obrigatório. É compartir experiências. Até houve quem dissesse que PROFESSOR COM PRAZER – Vivência e Convivência na Sala de Aula é livro que “deveria fazer parte do currículo do curso de Pedagogia como leitura obrigatória” (In Depoimentos sobre a 1ª Edição, sic. Bastos, p. 5).

É pouco! Eu iria mais além, mundo afora, propagando o livro e torcendo para vê-lo lido e discutido por todos aqueles que estão em sala de aula e pelos que, um dia, lá decidirem estar como professores ou aprendizes.

Finalmente, trabalho que orgulha e deu gosto de conhecer. Uma vez mais, muito obrigado pelos exemplares enviados. Parabéns, caríssimo Prof. Leunam.

MODESTO SIEBRA COELHO -Professor, Escritor com mais de 40 obras publicadas. Mestrado em Planejamento Urbano e Metodologia de Projetos na Escola Nacional de Serviços Urbanos, Rio de Janeiro (1974/1975); Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle (1989-1990).

Exerceu diversas funções: Na Universidade Federal da Paraíba-UFPB, professor de diversas disciplinas da Geografia Física e Geografia Humana. Exerceu os cargos de Pró-Reitor de Administração, Assessor de Planejamento, Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza, Chefe do Departamento de Geociências, Prefeito Universitário e Diretor da Editora Universitária, na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. No ensino privado: Diretor do Colégio Sobralense GEO.

Secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura de Cajazeiras-Paraíba.

Assessor de Planejamento da Secretaria de Planejamento do Governo da Paraíba.

Função atual: Diretor Geral da Universidade Aberta Vida, em João Pessoa-Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *