COMO CONHECI A EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA

Spread the love

Em 2016, tive o primeiro contato com o livro Professor com prazer! Vivência e convivência na sala de aula, do Professor Leunam Gomes. Na época, eu coordenava a Área de Cultura e Sociedade da Secretaria Municipal de Educação de Poranga.

Professor FERNANDO LIMA, Secretário Adjunto de Educação de Poranga

Organizamos o lançamento da obra para todos os professores da rede municipal de ensino, momento impar para os profissionais da educação.  Na ocasião, o autor nos apresentou um paradigma novo “a educação biocêntrica”, abordando a relevância da comunicação em sala de aula. Dando ênfase à responsabilidade do professor na aprendizagem, destacando comportamentos e posturas do professor em sala de aula, fazendo elucubrações de modo a fazer os presentes refletirem sobre suas crenças e atitudes, principalmente dos mais experientes.

            Três anos após o lançamento do livro em Poranga, em contanto com o Professor Leunam, tivemos a ideia de promover o Curso de Metodologia de Ensino: a educação Biocêntrica na sala de aula, com o objetivo de possibilitar aos professores, em exercício no Magistério ou que pretendem exercê-lo, uma reflexão sobre a prática docente, estimulando a busca de uma proposta didática fundamentada no Método Integrativo- da Educação Biocêntrica, (vivência, reflexão, diálogo e ação) criando uma Ambiência favorável a Aprendizagem-Desenvolvimento.

Um curso cujo a carga horária de 60 horas, sendo presenciais – 40 horas e tendo 20 horas dedicadas a atividades práticas realizadas entre os módulos.

TEMAS GERADORES – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Reflexão sobre a atual prática docente, com vistas a qualificar ainda mais o quadro de professores e as Influências da Comunicação e do relacionamento no processo aprendizagem-desenvolvimento.
  • Conceitos Filosóficos e Históricos da Educação Biocêntrica; Teorias que fundamentam a Educação Biocêntrica (vivência, reflexão, diálogo e ação) Paulo Freire, Edgar Morin, Rolando Toro, Ruth Cavalcante e Cézar Wagner;
  • Planejamento do Ensino na perceptiva crítica da Educação voltado para a influência na vida do educador e do Educando;
  • Metodologia do Ensino; Comunicação na dinâmica da Sala de Aula e Processos Avaliativos (Avaliação da Aprendizagem – sentido do aprendido; avaliação do Curso).

O curso contou com professores excelentes, a citar:

No primeiro e quarto módulo, Professor Leunam Gomes, no segundo módulo a Professora Rosa Rocha e no terceiro módulo a Professora Muldiane Pedroza.

A turma era composta por dezessete participantes, entre eles, professores e acadêmicos interessados a experienciar esse paradigma que há mais de trinta anos emergiu aqui no nosso ceará. Foi uma oportunidade impar para todos.

E em dois mil e vinte fui oportunizado a fazer parte a turma 3 do  CURSO ON-LINE DE EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA – TEORICO E METODOLÓGICO divido em 4 módulos:

Modulo 1: Conceituando a Educação Biocêntrica e Paradigmas Civilizatórios;

Módulo 2: Marcos Epistemológicos da Educação Biocêntrica;

Modulo 3: Metodologia da Educação Biocêntrica;

Módulo 4: Vivência Pedagógica e a Atuação em Educação Biocêntrica;

Participaram deste curso, pessoas oriundas de mais de 13 países, o que tornou as aulas mais dinâmicas. Uma experiência inesquecível. Sou imensamente grato ao Professor Leunam, pelo grande incentivo em minha trajetória profissional. Recomendo a todos que desejam ampliar e melhorar sua prática docente a fazer um dos cursos ofertados pelo Centro de Desenvolvimento Humano /Universidade Biocêntrica.

É importante destacar que a Educação Biocêntrica é uma proposta de aprendizagem-desenvolvimento humano, sistematizada por Ruth Cavalcante e Cezar Wagner L. Góis, tomando como referencias o Princípio Biocêntrico de Rolando Toro, a teoria do Pensamento Complexo de Edgar Morin e a Educação Dialógica de Paulo Freire. Seu principal objetivo é o desenvolvimento da Inteligência Afetiva por meio de Vivências Pedagógicas, bem como o compromisso com a Ação transformadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *