RÁDIO EDUCADORA DO NORDESTE – 62 anos de história

De Sobral – Ceará

A Rádio Educadora do Nordeste – ZYH 593 – 950 kHz, nasceu do esforço do Mons. Sabino Guimarães Loyola, que teve como primeiros colaboradores o Sr. José Patriarca de Lima e do Mons. Aloísio Pinto. A emissora foi ao ar em caráter experimental, no 20 de maio de 1959. Sua fundação oficial data de 21 de junho de 1959, tendo como primeiro locutor Francisco Marques dos Santos (Marcos da Cruz).

                A emissora funcionou inicialmente no prédio dos Vicentinos, esquina da Av. Dom José com a Rua Domingos Olímpio, onde atualmente funciona a Academia Sobralense de Estudos e Letras. Esteve provisoriamente instalada no prédio do Museu Diocesano Dom José e por um durante o período mais longo, em frente ao Colégio Sant´Ana. Em julho de 2000, passou a funcionar na Cúria Diocesana, tendo recebido prédio e equipamentos novos, bem como teve reformulada sua programação.

                Criada com ênfase na educação, a emissora era transmissora das escolas radiofônicas (pertencentes ao MEB/Movimento de Educação de Base) em todo o interior do Estado. As escolas radiofônicas funcionavam com rádios cativos, que tinham como única programação a Educadora, dentro das salas de aula. Aonde o Padre não ia ou a Escola não chegava, penetrava as potentes ondas radiofônicas da Educadora do Nordeste.

                Sem perder de vista seu enfoque religioso, a Educadora sempre foi o principal meio de divulgação dos atos do Bispado da Diocese de Sobral, a saber: realização do programa a Voz do Pastor, transmissões da Missas direto da Catedral e diversos programas de evangelização.               

RÁDIO EDUCADORA DO NORDESTE, 1968 – Leunam Gomes (Locutor/Coordenador) Fransquinho Montenegro, (Operador de Áudio)

A Rádio Educadora ao longo de sua existência tem sido uma escola para muitos profissionais, que foram ou são destaques na imprensa local, estadual e nacional. A seguir, vejam alguns nomes que colaboraram ou colaboram com a dileta emissora: Dom Walfrido Teixeira Vieira, Mons. Francisco Sadoc de Araújo, Côn. Egberto Rodrigues de Andrade, Mons. Francisco de Assis M. Rocha, Pe. Luizito Dias Rodrigues, Pe. Marconi Montezuma, Aloísio Paiva, Carlos Gomes Carneiro, Francisco Araújo Pachelle, Alcides Santos, Carlos Torres, Ciro Ferreira Gomes, Clerton Viana, Domício Pereira, Firmino Lopes, Ferreira Aragão, Francimar Martins, Francisco Valdo Mesquita, Guajará Cialdini, Edmilson Sousa, Edson Silva, Elisabete Pinto, Fernando Solon, Francy Apoliano, Gomes Farias, Helly Elery, Irmã Holanda, Irmã Teresinha, Ítalo Costa, Ivamar Perdigão, Ivan Frota, Gilvan Aragão, José Maria Félix, Leunam Gomes, Macário Batista, Maynardo Ponte, Marcos da Cruz, Marfisa Maura, Mirtes Loiola, Moésio Loiola, Onofre Viana, Rui Silva, Sousa Lélis, Sebastião Albuquerque, Joab Aragão, Wilson Calixto, Tobias Alves,Valneide Araújo, Osvaldo Avelino, Ivan Moreira, Inácio de Brito, José Ferreira, Chico Santana, Jota Alberto, Evanildo Liberato, Artemísio da Costa, Mário Magalhães, Tarcísio Farias, Willian Vasconcelos, Osamir de Maria... a lista é grande, meus amigos. Todavia, faremos um memorial de gratidão a todos os nossos colaboradores do tempo presente e do passado. Esse memorial será inaugurado no dia em que estivermos funcionamento de forma oficial no dial FM. 

                Neste 21 de Junho de 2021, dia que celebramos os 62 anos de história de nossa querida emissora, manifestamos nossos sinceros sentimentos de gratidão a todos que contribuem com essa vasta e riquíssima existência da nossa Rádio Educadora do Nordeste – a rádio da família cristã. Parabéns!

21 de Junho de 2021

Pe. Lucas Moreira, Diretor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *