A IMAGEM FALA POR SI

Spread the love

E foi ao ver essa imagem que refleti um pouco mais sobre o retorno das aulas presenciais! Quantos alunos voltarão órfãos? Quantos com seus corações ainda doloridos com perdas irreparáveis? Quantos vivendo num outro ambiente (até pouco) familiar? Quantos sofrendo a perda de um pai, de uma mãe, irmão, tio, avó… enfim!

Voltarão incompletos, certamente! Como estarão as escolas se preparando para receber esses alunos, sobretudo, as crianças? Penso eu, que o momento inicial, deveria ter algo de diferente no que diz respeito ao acolhimento! Não é um retorno normal!

Não estavam em férias! Estavam em casa, com restrições de saídas habituais, onde muitas delas (crianças), sem pelo menos duas refeições diárias! Sem contar que, em alguns casos, sua família está incompleta! Lembrando também que não são somente os alunos que estão vivendo essa realidade!

Compreendendo a “didática” do ensino aprendizagem, reconheço o quanto é necessário recuperar conteúdos que deixaram grandes lacunas, porém, mais importante do que isso, será recuperar as “lacunas psicológicas” deixadas pela pandemia (que ainda não acabou)!

A pandemia pode ter sido (otimista, já me referindo ao passado) uma das maiores oportunidades que tivemos de olhar o mundo, as pessoas, o meio ambiente, e tudo mais o que está a nossa volta com outro olhar, onde deixemos para trás o EU e passemos a viver o NÓS!

Creio eu, que o verdadeiro amor, principalmente, com aqueles(as) que estão próximos a nós, já não cabe mais numa vida onde o egoísmo, o desamor, a indiferença, a discriminação, o materialismo fazem morada!

Ser e fazer feliz o outro, hoje, passou a ser o que, realmente, importa!

Texto da Professora CLEONICE ALVES, de Guaraciaba do Norte-Ce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *