I Encontro Interinstitucional de Pesquisa, Extensão e Monitoria da FAL/Sobral -CE.

Compatilhar

Encaminhei, ontem, ao amigo Mailson Furtado Viana, o vídeo da minha conversa com Professores e Alunos participantes do I Encontro Interinstitucional de Pesquisa, Extensão e Monitoria da FAL -Faculdade Alencarina – Sobral- CE. Havia citado uma experiência concreta de atividade de Extensão, a partir da sala de aula, quando fui Professor de Literatura Cearense, na UVA. Daquela turma do curso de Letras, como testemunha ocular, naquele momento, estava a ex-aluna, Vania Pontes, hoje Gestora Pedagógica do Curso de Direito da FAL.  Na oportunidade, deu o seu próprio depoimento sobre a nossa disciplina e sobre a experiência referida na  minha conversa.  Mailson logo deu o seu retorno, dizendo:

-Acabei de assistir sua aula. Estou emocionado aqui. Gostaria de sua permissão para fazer um recorte da sua fala para partilhar nas redes sociais. Esse foi um dos momentos únicos de minha vida e um dos grandes motivos de minha história até aqui.

Poeta Mailson Furtado Viana

Logo a seguir, Mailson compartilhou a parte da minha conversa com os alunos em que eu falava de sua presença em nossa sala de aula na UVA.  Leiam:

“Recebi ontem do professor Leunam Gomes, o vídeo de sua fala no I Encontro Interinstitucional de Pesquisa, Extensão e Monitoria da FAL (Faculdade Alencarina – Sobral|CE), que tanto me emocionou. Recorto parte, e partilho por cá.

Quando com 15 anos, ainda estudante de Ensino Médio, recebi o convite de Elita Bino (a Elitinha, como chamo), à época estudante de Letras da UVA, a ir até a Universidade apresentar alguns dos meus primeiros poemas na disciplina de Literatura Cearense, ministrada pelo professor Leunam Gomes.

(Um convite desses a um adolescente que até ali contava nos dedos as vezes que havia saído de Varjota, foi assustador. Mas fui. E, sem dúvidas, depois daquele dia nunca mais fui o mesmo).

Partilho essa experiência para ressaltar ainda mais o papel muitas vezes implícito do professor na mudança da sociedade que ultrapassa os limites da escola. Mesmo não sendo aluno de sala-de-aula de Leunam, este foi me buscar pralém dos muros da universidade, e apenas por um encontro, não deixou que eu voltasse pra casa sendo o mesmo, afirmando que o mundo precisava de mim. Nesse meu trilhar, tantas outras vozes foram importantes, algumas inesquecíveis: @santanademis, @valdisiosaraiva, @helliadachaves, @franciscanogueira01, @gildamariarodrigues, entre tantos e tantas. Ao ouvir as palavras do professor Leunam, só me veio a vontade e necessidade de agradecer por tudo a todxs professorxs que fizeram descobrir parte dessa estrada. Obrigado sempre”.

Logo que Mailson compartilhou o nosso comentário, a Professora Elita Bino, então aluna do Curso de Letras e que levou Mailson, aos 15 anos, para mostrar as suas produções poéticas em nossa sala de aula de Literatura Cearense, se manifestou:

Professora Maria Elita

Lembro perfeitamente de quando tudo aconteceu. Você ainda um adolescente do segundo ano do ensino médio quando nosso inesquecível professor Leunam Gomes propôs a turma do curso de letras que fôssemos investigar no nosso município quem estava produzindo na época.

Como posso esquecer do brilho nos seus olhos quando fiz o convite para que apresentasse a sua produção na universidade! 

Parabéns  a você Mailson Furtado Viana que soube aproveitar as oportunidades que surgiram. Brilhante! Nos é motivo de orgulho. O povo de Varjota tem muito orgulho de você e de sua trajetória!

O vídeo completo de nossa conversa com os Universitários no I Encontro Interinstitucional de Pesquisa, Extensão e Monitoria da FAL está neste site, abaixo, logo após o artigo ORDENAÇÕES SACERDOTAIS, do Médico Plinio Belchior Magalhães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *