Sobre o autor

Leunam Gomes


Francisco Leunam Gomes, cearense, de Guaraciaba do Norte, estudou nos Seminários de Sobral, Ceará e no Regional do Nordeste, em Pernambuco, onde concluiu os cursos de Filosofi a e Teologia, em 1967. Foi Coordenador das equipes do Movimento de Educação de Base – MEB em Sobral, Fortaleza e no estado do Ceará até ser demitido pela ditadura, em 1971. Fez curso de Teleducação em Rádio, Cinema e TV. Foi Coordenador de Aperfeiçoamento Pedagógico da TVE do Maranhão. Radialista profissional, foi Diretor das Rádios Educadora, Gurupi e Timbira do Maranhão. Secretário de Educação dos municípios de Croatá, Poranga e Guaraciaba do Norte, no Ceará. Membro do Conselho de Educação do Ceará; Coordenador de Alfabetização da Secretaria de Educação do Ceará; Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e, posteriormente, de Extensão da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral – Ceará, tendo levado a experiência de formação de alfabetizadores de Jovens e adultos para Cabo Verde (África), numa parceria do Programa Alfabetização Solidária e do MEC, com aquele país. Criou e desenvolveu, com sucesso, o curso de extensão em Metodologia do Ensino Superior, com base na Educação Biocêntrica. Diretor da Imprensa Universitária da UVA. Atualmente, aposentado, tem-se dedicado a ministrar aulas em cursos de graduação e pós graduação, escrever suas experiências pedagógicas e à produção de textos. Tem Especialização e Mestrado em Gestão e Modernização Pública pela UVA, em parceria com a Universidade Internacional de Lisboa. É casado com a pedagoga e Especialista em Planejamento de Recursos Humanos, Maria Myrtes Barreto Cavalcante Gome

TESTEMUNHO DO PROFESSOR MARCOS CASTRO, de Guaraciaba do Norte – Ce.

Primeiramente, é um orgulho pra mim, falar do Professor Leunam Gomes, tanto pela pessoa que é, quanto por sua obra PROFESSOR COM PRAZER.

Um livro atemporal, que nos revela em suas páginas, uma história de vida que deu certo e que inspira a muitos outros a trilharem esse caminho pedagógico.

Essa inspiração também chegou a mim, onde percebo toda a veracidade nas palavras de Leunam, quando ele comenta sobre a Comunicação em sala de aula. O olhar que devemos ter aos nossos alunos.

Admiro toda a paixão e a busca que teve, para se aprimorar em um meio tão necessitado de atenção.

Essa descoberta pelo “prazer de ensinar”, só foi possível pela descoberta do “prazer de aprender”.

Pois para sermos “bons professores”, temos que ser “bons pesquisadores”.

E é assim que se dá a satisfação em sala de aula: com preparação, com planejamento e organização.

O livro me contagia.

Puramente interdisciplinar.

Cheio de testemunhos incríveis.

Histórias reais.

É uma leitura altamente proveitosa e eu super recomendo.

O tema deve ser enfatizado por todas as pessoas envolvidas em educação, pois ter prazer no que se faz, é algo imprescindível na vida de qualquer profissional.

E ensinar com prazer, vai fazer o aluno ser também um adulto que terá prazer pelo que venha fazer.

Enfim, tanto o livro quanto a história de vida do Professor Leunam, é uma inspiração pra mim, que ao longo dos anos venho seguindo essa linha de pensamento voltada para um ensino de qualidade, com figuras reais, que se importam com o sucesso do aprendizado e procuram fazer de tudo para que aconteça esse salto nos indicadores da vida educacional de todos nós.

Deixo aqui o meu agradecimento pela tão divina obra.

Obrigado.

Professor Marcos Castro,  de Guaraciaba do Norte-Ceará 

 

Peça já o seu livro

859959-2217